BoaKostura - A Loja de Máquinas de Costura Industriais do CE
Página Inicial Notícias 5 Dicas para Aumentar a Vida Útil da Máquina de Costura Industrial que Todo Operador Deveria Realizar

5 Dicas para Aumentar a Vida Útil da Máquina de Costura Industrial que Todo Operador Deveria Realizar

Por BoaKostura
dicas

Independente do uso como hobby ou profissional, sua máquina de costura precisa estar em perfeitas condições de trabalho para que você possa produzir e entregar peças de qualidade.



Para te ajudar nessa tarefa, preparamos 5 dicas práticas que qualquer pessoa pode realizar para cuidar e aumentar a vida útil da sua máquina de costura, além de contribuir na redução do risco de perda de peças produzidas.



1 – Faça a Limpeza Diária da Máquina

A limpeza da máquina de costura é indispensável para prolongar o seu tempo de vida útil. O acúmulo de restos de linhas, tecidos e poeira compromete seriamente o funcionamento das máquinas e seus mecanismos, por isso uma limpeza diária ao fim do expediente é essencial, principalmente nas áreas que estão em contato direto com a linha, caso da chapa de agulha e o sistema do looper. Normalmente, são nesses pontos em que ocorre maior acúmulo de resíduos.



2 – Lubrifique sua Máquina

A lubrificação adequada é essencial para aumentar a vida útil da sua máquina! A máquina de costura é formada por um conjunto de partes interligadas de metal e plástico que trabalham em movimento contínuo. Quando bem lubrificadas, essas partes de ferro e aço se mantêm em pleno funcionamento, evitando o desgaste por atrito.

Entre os pontos mais importantes da máquina para se lubrificar estão a lançadeira, a barra de agulha e a barra superior do looper.



3 – Use Peças e Acessórios de boa Qualidade

Procure utilizar peças originais no reparo da sua máquina, das agulhas as lançadeiras, das facas às molas. Utilizar peças sem procedência de fabricação pode reduzir o desempenho da sua máquina, resultando em perdas de produtividade, tempo e dinheiro.

Procure peças e acessórios de fábricas/marcas reconhecidas pelo mercado ou indicadas por profissionais, essas fábricas/marcas utilizam matéria prima selecionada capaz de garantir excelente qualidade e máxima durabilidade das peças.



4 – Realize Manutenções Preventivas

A manutenção preventiva tem por objetivo identificar e corrigir possíveis problemas que possam ocorrer no seu maquinário e que podem te deixar na mão em momentos cruciais. Por isso, busque indicações de profissionais ou empresas do ramo, de preferência por um suporte técnico qualificado com técnicos experientes, dessa forma será possível elaborar um plano de manutenção preventiva de acordo com seu fluxo de trabalho.



5 – Troque de Agulha a Cada Turno de Trabalho

As agulhas das máquinas de costura sofrem muito desgaste e perdem a sua eficiência, por isso, substituir as agulhas a cada turno de 6 horas de trabalho aproximadamente é fundamental para não perder peças. Utilizar a agulha correta para cada tipo de material que se está costurando é essencial para minimizar a quebra de agulha, pontos mau amarrados ou tecidos danificados.



Aplicando essas 5 dicas simples, pode ter certeza que sua máquina de costura terá uma durabilidade de muitos e muitos anos.